Como funciona o Picture Exchange Communication System (PECS)?
O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema de comunicação alternativa que utiliza imagens para facilitar a comunicação de pessoas com dificuldades de fala, especialmente crianças com autismo. O método ensina a pessoa a trocar imagens por itens, atividades ou respostas desejadas, promovendo a comunicação funcional e a autonomia[1][3][4][9][11].
O funcionamento do PECS ocorre por meio de seis fases sequenciais:
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Fase 1 – Troca de figuras: O indivíduo aprende a entregar uma imagem de um item desejado (por exemplo, comida ou brinquedo) ao parceiro de comunicação, que atende ao pedido imediatamente. Essa troca mostra que a entrega da imagem tem valor comunicativo[1][3][4][5].
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Fase 2 – Distância e persistência: Ainda usando uma única figura, a pessoa aprende a buscar a imagem e entregá-la ao parceiro mesmo estando em diferentes lugares e com diferentes pessoas, desenvolvendo independência e iniciativa na comunicação[1][3][4][5].
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Fase 3 – Discriminação de figuras: A pessoa aprende a escolher entre duas ou mais imagens aquela que representa o item ou atividade desejada, aprimorando habilidades de discriminação visual. As imagens geralmente são armazenadas em uma pasta de comunicação de fácil acesso[1][3][4][5][11].
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Fase 4 – Estrutura de frases: O usuário passa a construir frases simples usando uma “tira de frase”, como “Eu quero” + [imagem do item], ampliando a complexidade da comunicação[1][3][4][5].
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Fase 5 – Responder perguntas: A pessoa aprende a responder perguntas como “O que você quer?”, utilizando a tira de frase, tornando a comunicação mais interativa e funcional[1][3][4][5].
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Fase 6 – Comentários e outras funções comunicativas: O usuário aprende a fazer comentários e responder a perguntas como “O que você vê?”, “O que ouviu?”, ampliando a comunicação para funções além de solicitações diretas[1][3][4][5].
O PECS é baseado nos princípios da análise do comportamento aplicada e não utiliza prompts verbais, o que estimula a autonomia e evita a dependência. O método é flexível e pode ser usado por pessoas de diferentes idades e necessidades de comunicação[1][9][11].
Além de ajudar no desenvolvimento da comunicação funcional, pesquisas mostram que alguns usuários do PECS também desenvolvem fala oral espontaneamente ou podem avançar para dispositivos de geração de voz[1][3].
Em resumo:
- O PECS ensina a comunicar trocando imagens.
- O processo é estruturado em seis fases, desde pedir com uma figura até formar frases e comentar.
- Promove independência, interação social e pode apoiar o desenvolvimento da fala[1][3][4][5][11].
[1] https://pecs-brazil.com/sistema-de-comunicacao-por-troca-de-figuras-pecs/ [2] https://revistas.ifmsabrazil.org/bms/article/view/193 [3] https://pecs-portugal.com/sistema-de-comunicacao-por-troca-de-imagens-pecs/ [4] https://desenvolver.garcezranha.com.br/como-funciona-o-metodo-pecs-picture-exchange-communication-system/ [5] https://www.scielo.br/j/rbee/a/mmg4W4NcNPsSHh58cCgwZYC/ [6] https://www.instagram.com/neuropsicopedagoga.juqueiroz/reel/DEpjgx5Acfb/ [7] http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000200007 [8] https://www.instagram.com/p/DCUblxtxpzk/ [9] https://pecs-brazil.com/serie-de-treinamento/pecs-comunicacao/ [10] https://www.instagram.com/p/DCAjFgEPgqT/ [11] https://www.canalautismo.com.br/numero/004/pecs/ [12] https://www.scielo.br/j/codas/a/szd53kdzcjVsFj8Gps9nY5S/?lang=pt [13] https://www.youtube.com/watch?v=v6W9i0HrQuM
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