Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
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A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um conjunto de ferramentas, estratégias e recursos destinados a complementar ou substituir a fala e a escrita para pessoas que apresentam dificuldades na produção ou compreensão da linguagem oral. Essa área de prática e pesquisa clínica e educacional tem como objetivo principal garantir que todas as pessoas tenham acesso a formas eficazes de comunicação.
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O PECS é um sistema de comunicação alternativa que utiliza imagens para facilitar a comunicação de pessoas com dificuldades de fala, especialmente crianças com autismo.
Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Principais recomendações A fonoaudiologia desempenha papel central na habilitação e reabilitação da comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O planejamento terapêutico deve ser singular, respeitando a variabilidade de perfis dos indivíduos, e integrado a uma equipe interdisciplinar, com suporte familiar e escolar.^1
1. Papel do fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo atua na:
- Avaliação de linguagem receptiva, expressiva e pragmática, bem como de habilidades orais e escritas.^2
- Identificação de alterações sensório-motoras orofaciais, audição qualitativa (e.g., hiperacusia) e alimentação.^3
- Planejamento de intervenções baseadas em evidências científicas, com autonomia para escolher métodos e frequência terapêutica.^1
2. Avaliação Inicial
A avaliação pré-terapêutica deve incluir:
- Observação comportamental em diferentes contextos para mapear formas de comunicação espontânea.^2
- Testes padronizados e dinâmicos de linguagem para identificar atrasos ou desvios de desenvolvimento.^2
- Análise de habilidades pragmáticas (iniciação, manutenção de turnos e compreensão de nuances sociais).^2
3. Abordagens Terapêuticas
Não há um método único comprovadamente superior; o fonoaudiólogo escolhe técnicas adequadas ao perfil de cada pessoa. As principais incluem:^1
3.1 Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Estratégias de reforço positivo para aquisição de habilidades verbais e de comunicação funcional, muitas vezes em colaboração com terapeuta ABA.^4
3.2 Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
Sistema PECS (Picture Exchange Communication System), uso de pranchas ou aplicativos que facilitam a expressão de necessidades e desejos.^4
3.3 Terapia de Linguagem Estruturada
Uso de jogos, materiais visuais e roteiros que promovem compreensão conceitual, narrativa e articulação de frases completas.^4
3.4 Técnicas Orofaciais e de Articulação
Exercícios de fortalecimento muscular, treino de fonemas e fluência para aprimorar clareza da fala.^5
3.5 Intervenção Precoce
Quanto mais cedo iniciar, maiores as chances de ganho de linguagem receptiva e expressiva, bem como de competências sociais.^4
4. Benefícios Esperados
- Melhora na aquisição de vocabulário, compreensão auditiva e expressão oral.
- Aprimoramento da articulação e da fluência verbal, reduzindo ecolalia e fala estereotipada.^5
- Desenvolvimento de habilidades pragmáticas, como contato visual, turn-taking e interpretação de expressões faciais.^2
- Aumento da autonomia, ao permitir que a pessoa expresse necessidades e participe de interações sociais de forma funcional.^2
5. Aspectos Éticos e Legais
- Regulação pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: autonomia técnica garantida pela Resolução 400/2010.^1
- Respeito às Diretrizes de Atenção e Reabilitação da Pessoa com TEA do Ministério da Saúde.^6
- Necessidade de laudos precisos e acompanhamento contínuo, com reavaliações periódicas do progresso.^7
6. Atuação Interdisciplinar
O fonoaudiólogo deve trabalhar em conjunto com:
- Terapeuta Ocupacional
- Psicólogo/Terapeuta ABA
- Educador Especial
- Família e professores
Isso assegura que as estratégias de comunicação sejam reforçadas em todos os ambientes do indivíduo.^2
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